quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Vertentes do Design Gráfico

Missão
Utilizar o design gráfico e seus fundamentos para prover soluções que agreguem valor aos produtos e serviços de nossos clientes.

Visão
Ser reconhecida como uma prestadora de soluções em comunicação que alia técnica criativa e conhecimento tecnológico, possuindo um serviço diferenciado das demais e alcançando os melhores resultados.

Áreas de Atuação
Das vertentes do Design Gráfico, o Modena Design Studio atua em quatro delas, Identidade Corporativa, Design Editorial, Design Promocional e Mídia Eletrônica. Abaixo uma descrição mais detalhada de cada uma:
Identidade Corporativa
Identidade visual é o trabalho por excelência do designer gráfico. Quando é solicitado a descrever sua atividade, ele quase sempre começa dizendo que faz símbolos e logotipos. Apesar de sua visibilidade, ou talvez por isso mesmo, a área de identidade corporativa é também fonte de equívocos. Para muitos, designer é o profissional que faz “marquinhas”. Nada mais falso. O sinal de identificação de uma empresa é só o começo da história. Uma frase resume a questão: designers gráficos não projetam logotipos ou símbolos, projetam sistemas, com planejamento estratégico.

Design Editorial
Até pouco tempo, a intervenção do designer em livros e revista se resumia à capa, enquanto o miolo recebia um tratamento descuidado e burocrático. Todos perdiam com isso, inclusive as editoras, uma vez que livros mal cuidados são produtos mais difíceis de vender do que livros bonitos por dentro e por fora. Cresce dia a dia a preocupação em tratar as publicações como objetos integrais, incluindo o cuidado com a linguagem visual da capa e do miolo, com a escolha de papéis e acabamentos e com a qualidade de impressão. Todos ganham com isso, editoras, designers e, principalmente, leitores.

Design Promocional
De todas as áreas de atuação, é a mais diversificada, podendo abrigar tanto o cartaz de um filme quanto um brinde de final de ano de uma empresa. Aqui, apesar de estar presente um diálogo com a linguagem da publicidade, existe uma distinção importante: o material promocional projetado pelo designer constitui sempre um produto em si, que se afirma enquanto peça autônoma. Esse produto pode estar falando de outro produto, estar associando um atributo a uma determinada empresa, ou pode ser abrigo para outros produtos. Na verdade, quando se trata de material promocional, o primeiro passo de um projeto costuma ser a própria invenção do que ele vai ser.

Mídia Eletrônica
Projetos de mídia eletrônica nada mais são do que projetos editoriais em outra mídia. Os princípios e procedimentos são análogos: o problema básico continua sendo ordenar uma grande quantidade de informações de maneira lógica e coerente, que obedeça a princípios de natureza editorial e visual, e que seja facilmente encontrada pelo leitor. Alia-se a isso tudo, um novo modo de interatividade e exploração por parte do usuário e a variedade de possibilidades em tempo real.

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